Estou tentando encontrar os melhores aplicativos com IA para meu iPhone para melhorar a produtividade e explorar novos recursos. Não tenho certeza por onde começar ou quais valem a pena baixar. Alguma sugestão?
Oh, você está mergulhando no buraco negro dos apps de IA, hein? Prepare-se, há muita coisa por aí—mas deixa eu te mostrar alguns que realmente valem a pena ocupar o precioso espaço do seu dispositivo.
-
Grammarly – Se você escreve algo maior que uma mensagem de texto, instale isso. Vai te salvar de parecer que dormiu durante as aulas de inglês no ensino médio. Ótimo para e-mails, documentos ou até mesmo corrigir seus tweets raivosos antes de enviá-los.
-
Notion – Ok, tecnicamente isso é mais que apenas IA, mas as ferramentas de IA integradas são incríveis. Brainstorming, rascunhos ou apenas transformar suas anotações caóticas em uma obra-prima visual—esse app tem tudo isso. Pense nisso como um mordomo pessoal da produtividade.
-
Otter.ai – Para aqueles de nós que são preguiçosos demais para fazer anotações reais em reuniões ou palestras. O Otter transcreve em tempo real e até organiza seus pensamentos depois, como mágica. Perfeito se você finge prestar atenção no Zoom.
-
Speak AI – Tentando aprender um novo idioma? Esse é bem genial—usa IA para corrigir sua pronúncia e praticar escuta em tempo real. Finalmente, um app que não vai te julgar por reprovar nas aulas de espanhol.
-
Elytra para leitura de feeds RSS – Ele tem uma função de classificação automática que prevê o que você gostaria de ler em seguida com base nos seus cliques. Então, se você quiser fingir que é todo intelectual com artigos curados, está aqui.
-
Replika – Precisa de terapia ou só quer conversar com alguém que não vai te ignorar? Sim, esse “amigo” de IA tem conversas surpreendentemente profundas. Um pouco assustador, mas é meio reconfortante? Sem julgamentos.
-
Lensa – Para edição de fotos, esse app não está apenas jogando filtros no seu rosto. A IA pode refinar imagens, melhorar detalhes, remover intrusos… provavelmente faz mais pela sua autoestima do que terapia, para ser honesto.
-
App ChatGPT – Óbvio, né? Você já sabia sobre isso, certo? Se não, parabéns, seu iPhone acabou de ficar cerca de 70% mais esperto. Use para brainstorming, responder perguntas ou até mesmo corrigir aquela mensagem para seu crush.
Honestamente, depende do que você quer obter da IA. Produtividade? Criatividade? Aquele doce hit de dopamina OMG a tecnologia faz isso?! Seja o que for que você escolher, não caia nos apps supervalorizados com nomes chamativos—metade deles são só widgets glorificados.
Tudo bem, deixa eu só dizer: aplicativos de IA podem literalmente mudar vidas ou só ocupar 300MB à toa. Enquanto @stellacadente fez algumas escolhas sólidas, eu tenho algumas outras que vale a pena considerar—e uma ou duas com as quais eu meio que discordo.
-
DeepL Tradutor – Muito melhor que o Google Tradutor, na minha opinião. É tipo, ridiculamente preciso. Então, se você está fingindo ser multilíngue ou precisa de traduções para o trabalho, este é indispensável.
-
Focus@Will – Playlists impulsionadas por IA para ajudar você a se concentrar? Parece algo bobo, mas na verdade funciona. O algoritmo basicamente adapta a música com base em como você está indo na tarefa. Perfeito para procrastinadores.
-
PhotoRoom – Eu escolheria este em vez do Lensa para edição. Sua ferramenta de remoção de fundo é incrivelmente boa. Além disso, permite criar conteúdos clean para redes sociais ou apresentações de trabalho bem mais rápido. O Lensa é bom, mas é mais sobre estética; este aqui é prático.
-
Endel – Parecido com Focus@Will, mas com uma vibe mais relaxante. Ele usa IA para criar paisagens sonoras que combinam com seu humor ou atividade. É ótimo para dormir, estudar ou entrar em sintonia com crises existenciais. Pontos extras: integra-se com o Apple Watch.
-
AIDungeon – Escuta só, este app é LOUCURA. A IA gera aventuras de RPG baseadas em texto onde você é o protagonista. É “produtivo”? Hm, talvez não. Mas se você gosta de criar histórias, vai perder horas com isso aqui.
-
Superhuman (para E-Mails) – Caro, sim, mas a IA aqui transforma o caos da sua caixa de entrada em algo realmente gerenciável. Ela prevê o que você precisa, organiza as conversas e até ajuda com respostas rápidas.
Quanto ao Replika, como mencionado por @stellacadente: é ótimo se você realmente precisa de um bot-companheiro sempre disponível, livre de julgamentos. Mas sendo sincero, pode ficar meio assustador se você conversar demais. Use com cautela. Além disso, nem me incomodaria com apps que “adivinham seu humor” ou “escolhem roupas”—metade deles é só bobagem.
Último pensamento: Shortwave. É um cliente de e-mail com IA que manda bem na categorização fácil e em encontrar e-mails antigos. Pode até substituir o Gmail algum dia. Enfim, espero que você teste alguns desses. Na pior das hipóteses, você os exclui—sem prejuízo, sem estresse.
Tudo bem, aqui está o lance com apps de IA para iPhone — a maioria é ou uma joia ou um completo desperdício de espaço (estou olhando para você, inúteis ‘detectores de humor’). Como @stellacadente e @sonhadordobosque já cobriram uma boa variedade, deixe-me adicionar mais alguns para deixar as coisas mais interessantes e ajudá-lo a encontrar o que funciona para você.
-
Bear App – Simplicidade encontra funcionalidade. Este é para quem precisa de um espaço de escrita limpo e sem distrações, mas ainda quer se sentir sofisticado com ferramentas de marcação e organização baseadas em IA. É ótimo para quando o Notion parece exagerado. PRÓ: Leve. CONTRA: Não tem uma IA no nível do Notion para brainstorming.
-
Cortical.io Descoberta de Palavras-chave – Provavelmente passando despercebido para muitos, mas este app é excelente em buscas contextuais de palavras-chave. Se você trabalha com marketing ou criação de conteúdo, ele pode aumentar imensamente sua produtividade.
-
Brain.fm – Certo, este é um pouco diferente do Focus@Will. Ele se foca mais em paisagens sonoras apoiadas por neurociência para ajudá-lo a se concentrar ou relaxar. PRÓ: Mais cientificamente curado do que apenas ‘batidas relaxantes estilosas’. CONTRA: Precisa de fones de ouvido para realmente entregar o resultado.
-
Runway – Mais para criativos trabalhando com conteúdo de vídeo. IA para remover fundos de vídeos, gerar legendas ou até mesmo melhorar a qualidade do seu trabalho. PRÓ: Excelente para criadores de conteúdo social. CONTRA: Baseado em assinatura.
-
Wordtune – Um pouco diferente do Grammarly. Enquanto o Grammarly aperfeiçoa sua escrita, o Wordtune permite que você altere tons – de casual para formal – em tempo real. Faz seus e-mails parecerem mais inteligentes quando você está com pressa.
-
Gerador de Arte com IA por WOMBO – Antes de revirar os olhos, este app é pura diversão. Gere arte com IA em segundos e use como papel de parede ou para brainstorms criativos. Não é o Adobe Photoshop IA, mas, olha, é grátis (basicamente).
-
Hopper HQ – Procurando uma IA para planejar suas postagens sociais? Este app prevê horários de pico de engajamento e sugere legendas com base em tendências. PRÓ: Mudança de jogo para redes sociais. CONTRA: O preço parece alto se você for um usuário casual.
-
Nebo – Nichado, mas ouro para usuários de iPad que usam o Apple Pencil. Converta notas manuscritas em texto digital com uma precisão insana – reconhecimento impulsionado por IA no seu melhor.
Pontos rápidos sobre o que já foi mencionado. Concordo com o Notion, mas apenas se você estiver disposto a abraçar completamente sua estrutura em camadas. Para usuários casuais, pode ser muito. Além disso, eu trocaria o Otter.ai pelo Gravador de Voz Rev — parece mais caro, mas supera o Otter de longe quando se trata de precisão de transcrição.
Dica quente? Baixe um de cada vez e teste por uma semana. Você rapidamente verá quais realmente valem a pena sem ocupar espaço à toa.