Estou procurando começar a criar meus próprios beats e quero saber qual software é melhor para iniciantes ou oferece bons recursos para produzir música. Qualquer recomendação ou conselho seria muito útil, já que sou novo nisso e quero algo fácil de usar.
Se você está querendo começar a criar batidas, eu diria para começar com o FL Studio. É meio que a porta de entrada para a produção musical—fácil de usar, mas pode ficar bem profundo assim que você pegar o jeito. Além disso, metade dos produtores que você provavelmente ouve começou por lá. Tem uma versão de teste gratuita, então você pode experimentar sem compromisso. O GarageBand é legal e grátis se você usar Mac, mas sejamos honestos, é como o primeiro DAW para iniciantes e você vai superar isso rápido. O Ableton é incrível, mas pode fritar seu cérebro como iniciante—melhor para coisas ao vivo, na minha opinião. Evite alguns desses aplicativos de “criação de batidas fáceis” que prometem resultados rápidos; a maioria é lixo. Fique com programas legítimos e você se tornará um produtor de verdade em pouco tempo.
Nah, eu tenho que discordar do @vrijheidsvogel sobre o Ableton ser um quebra-cabeça para iniciantes. Na verdade, acho que é uma das melhores opções, mesmo se você estiver apenas começando. Sim, pode parecer assustador à primeira vista, mas seu fluxo de trabalho é super intuitivo depois que você começa a usar. Além disso, há uma tonelada de tutoriais e uma comunidade de apoio que tornam o aprendizado menos doloroso.
FL Studio é legal, vou admitir isso, especialmente porque é uma compra única com atualizações gratuitas vitalícias (obrigado, deuses do FL). Mas, para mim, sempre deu uma sensação de… brinquedo? Algo na interface simplesmente não encaixou. É questão de preferência pessoal, no entanto, e muitos profissionais juram por ele.
Além disso, pouca gente fala sobre o Logic Pro. Se você estiver em um Mac e superar o GarageBand (e confie em mim, se você levar isso a sério, você VAI superar), o Logic é um passo natural para frente. É nível profissional mas ainda acessível, com ótimos plugins incluídos. Claro, é só para Apple, o que é chato, mas ei, se você já tem o hardware, vale a pena considerar.
Evite aplicativos como aqueles geradores de batidas “caixa de som”. Eles vendem sonhos, mas não vão te ensinar nada sobre realmente produzir música. Claro, vão te dar uma batida, mas não será a sua batida, sabe? Melhor ficar com uma DAW (Estação de Trabalho de Áudio Digital) de verdade e aprender os fundamentos adequadamente.
Resumindo: Experimente alguns testes gratuitos, assista a tutoriais para iniciantes e escolha o que parecer mais natural para você. Não existe um DAW “melhor” realmente — apenas o que se encaixa no seu fluxo.